Cidade e Concelho

Versão para impressão

Ponte de Sôr é o maior concelho do distrito de Portalegre, com uma área de cerca de 839 quilómetros quadrados.

 

É delimitado pelos concelhos de Gavião, Mora, Alter do Chão, Chamusca, Abrantes, Coruche e Avis. Compõem-no sete freguesias: Foros de Arrão, Galveias, Longomel, Montargil, Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor. Tem uma população de 17.620 habitantes.

Foi um território importante desde a época romana, integrado que estava na terceira via militar romana que de Lisboa se dirigia a Mérida. O seu nome parece também vir desse período, estando relacionado com a existência de uma primitiva ponte, entretanto desaparecida, sobre o rio Sor.
A actual ponte data de 1822, tendo sido D.João VI quem a mandou construir.
A vila recebeu foral em 1199, durante o reinado de D. Sancho I, dado pela Sé de Évora, e de novo em 1514, a 19 de Agosto, por D. Manuel I.
Em 1985 Ponte de Sôr foi elevada a cidade.
Para Ponte de Sor fugiu a corte, durante o reinado de D. Dinis, aquando da peste que grassou em grande parte do País

Fundamental no desenvolvimento desta terra, no século passado, foi a chegada da linha do Leste, a primeira que se construiu em Portugal. É uma das razões pelas quais se pode dizer que, hoje, Ponte de Sor é um concelho em progresso.

A sua economia apoia-se numa floresta riquíssima, o Montado de Sobreiros, e numa grande abundância de recursos hídricos. O rio Sor e a barragem de Montargil são neste aspecto exemplos paradigmáticos.

Na agricultura, destacam-se como principais produtos cultivados o arroz, o azeite, o milho, o trigo, o feijão e a fruta.

Para mais informações sugerimos a consulta ao site http://www.alentejodigital.pt, endereço de onde retiramos a informação sobre a cidade.

 


Contactos

  • Sede Administrativa:

    FormNautica, Formação Náutica, Lda.
    Rua Gonçalves Crespo nº16A 
    Lisboa     
    1150-185 Lisboa

  • Linha Directa (0900 às 2300 horas): 962 600 210

  • Contacte-nos através do formulário clicando acima em "INFORMAÇÕES"